Ícone do site TrendsCE

Magda Chambriard assume presidência da Petrobras destacando transição energética

petrobras e magda chambriard

Magda Chambriard tomou posse como nova presidente da Petrobras, na última quarta-feira (19), destacando o compromisso com a transição energética e a redução das emissões de carbono. A cerimônia foi realizada no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Chambriard, que assumiu o cargo no mês passado, reafirmou a meta de zerar as emissões de carbono da Petrobras até 2050, conciliando rentabilidade com desafios nacionais e liderança em uma transição energética justa e inclusiva. A nova presidente enfatizou que o gás natural será um combustível de transição e que 11% dos investimentos da empresa serão direcionados para projetos de baixo carbono, incluindo energia eólica, solar e hidrogênio.

Durante o evento, a nova presidente ressaltou a necessidade de uma transição que não comprometa a segurança energética do país e destacou que a Petrobras precisará ampliar suas fronteiras exploratórias, respeitando a legislação ambiental. Ela afirmou que a transição energética terá custos e que a empresa deve liderar esse processo com responsabilidade.

A nova presidente da Petrobras também manifestou apoio aos investimentos na produção nacional de fertilizantes, na indústria naval e no setor petroquímico, apontando o gás natural como um insumo chave para o mercado de fertilizantes. Ela reforçou que a Petrobras deve impulsionar a indústria nacional sem perder de vista a busca por lucro.

Posse da presidente da Petrobras

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram presentes ministros como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), entre outros. Também marcaram presença a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Chambriard lembrou sua trajetória na Petrobras, iniciada aos 22 anos, e sua experiência como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela ressaltou que a Petrobras nasceu do desejo dos brasileiros por soberania na produção de energia e destacou a importância da empresa para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

*Com informações do portal InfoMoney.

Saiba mais:

Governo lança Selo Verde Brasil para promover economia sustentável

PavPlus: sistema cearense revoluciona construção civil e recebe patente

Sair da versão mobile