O número de fintechs, startups de tecnologia financeira, na América Latina mais do que quadruplicou nos últimos seis anos, segundo relatório divulgado nesta semana. De acordo com o estudo compilado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Finnovista, empresa de desenvolvimento de fintech, a quantidade de startups na região cresceu de 703 em 2017 para 3.069 em 2023.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A maior parte das fintechs, representando 57%, tem como principal alvo a população sem conta bancária ou desbancarizada. Entre estas, a maioria oferece serviços de empréstimos. Já as fintechs voltadas para pequenas empresas tendem a focar em serviços de pagamento.
O Brasil lidera a região em número de fintechs, abrigando quase um quarto do total. Em seguida, estão o México com 20%, a Colômbia com 13%, e Argentina e Chile com 10% cada.
O estudo também apontou uma correlação entre avanços na regulamentação e a capacidade de crescimento das fintechs em cada país. Nos últimos anos, Chile, Equador e Peru implementaram leis e regulamentos específicos para o setor, enquanto a Colômbia introduziu uma estrutura de “transações instantâneas e open finance”.
*Com informações do portal InfoMoney.
Novas tendências para Corporate Venture Capital no Brasil