De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,4 ponto em junho, atingindo 98,4 pontos e marcando o terceiro mês consecutivo de alta. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,6 ponto, chegando a 97,7 pontos. A confiança aumentou em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela FGV.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O resultado indica uma melhora nas avaliações sobre a situação atual e estabilidade nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,1 ponto, atingindo 99,3 pontos, o maior nível desde setembro de 2022. Enquanto o Índice de Expectativas (IE), após três altas consecutivas, recuou 0,4 ponto, situando-se em 97,6 pontos.
Segundo a FGV/Ibre, a percepção sobre a demanda está melhorando, enquanto o nível de estoques permanece próximo da normalidade. Apesar da queda pontual nas expectativas, há uma perspectiva positiva para o ambiente de negócios no segundo semestre.
O impacto do desastre ambiental no Rio Grande do Sul foi mais severo em maio, mas a recuperação ainda não é clara nos resultados gerais da indústria. Embora os cortes na taxa de juros tenham sido interrompidos, os indicadores de trabalho e renda continuam positivos, contribuindo para a tendência de otimismo no setor industrial nos próximos meses.
*Com informações do portal InfoMoney.
Indústria brasileira desacelera em maio, mas segue em expansão
Ata do Copom destaca divergência entre mercado e atividade econômica