O Governo do Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), apresentou, na última terça-feira (25), um mapeamento de oportunidades para a implantação de empreendimentos de produção de hidrogênio verde no estado. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, e outras autoridades.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O estudo, conduzido pela consultoria norte-americana IXL Center, envolveu a participação de especialistas da Universidade de Harvard, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pesquisadores de mais de 15 nacionalidades. A metodologia de construção coletiva incluiu uma equipe de consultores sêniores especializados em inovação e representantes de diversas organizações públicas e privadas locais.
Elmano de Freitas destacou a importância do estudo para o planejamento estratégico do estado, ressaltando que o Ceará está se posicionando como um potencial hub de hidrogênio verde no Brasil e na América Latina. Com o Porto do Pecém e os investimentos em andamento, o Ceará se prepara para atrair grandes investimentos e se tornar um dos maiores produtores de hidrogênio verde nas Américas.
Ricardo Cavalcante enfatizou o desafio que o estado enfrentará para atender à demanda de mão de obra qualificada, que exigirá uma colaboração estreita entre governo, indústria e academia.
O mapeamento apresentado por Hitendra Patel, CEO da IXL Center, e pelos professores Donald Lessar, da Universidade de Harvard, e Gunther Glenk, do MIT, identificou oportunidades nas áreas de construção, educação, pesquisa, desenvolvimento, serviços e informação.
O documento prevê investimentos de até US$ 12 bilhões em construção e construção pesada e até US$ 6 bilhões no setor metalmecânico nos próximos seis anos, além de crescimento em serviços comunitários, sociais, de saúde, alimentação, hotelaria e comércio.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Brasil está alinhado ao Net Zero, mas fica para trás na corrida do hidrogênio
Nova gestão da ZPE Ceará visa diversificação de investimentos