O Governo do Ceará, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), apresentou, na última terça-feira (25), um mapeamento de oportunidades para a implantação de empreendimentos de produção de hidrogênio verde no estado. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, e outras autoridades.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O estudo, conduzido pela consultoria norte-americana IXL Center, envolveu a participação de especialistas da Universidade de Harvard, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pesquisadores de mais de 15 nacionalidades. A metodologia de construção coletiva incluiu uma equipe de consultores sêniores especializados em inovação e representantes de diversas organizações públicas e privadas locais.
Elmano de Freitas destacou a importância do estudo para o planejamento estratégico do estado, ressaltando que o Ceará está se posicionando como um potencial hub de hidrogênio verde no Brasil e na América Latina. Com o Porto do Pecém e os investimentos em andamento, o Ceará se prepara para atrair grandes investimentos e se tornar um dos maiores produtores de hidrogênio verde nas Américas.
Ricardo Cavalcante enfatizou o desafio que o estado enfrentará para atender à demanda de mão de obra qualificada, que exigirá uma colaboração estreita entre governo, indústria e academia.
Aporte para produção de hidrogênio verde
O mapeamento apresentado por Hitendra Patel, CEO da IXL Center, e pelos professores Donald Lessar, da Universidade de Harvard, e Gunther Glenk, do MIT, identificou oportunidades nas áreas de construção, educação, pesquisa, desenvolvimento, serviços e informação.
O documento prevê investimentos de até US$ 12 bilhões em construção e construção pesada e até US$ 6 bilhões no setor metalmecânico nos próximos seis anos, além de crescimento em serviços comunitários, sociais, de saúde, alimentação, hotelaria e comércio.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Saiba mais:
Brasil está alinhado ao Net Zero, mas fica para trás na corrida do hidrogênio
Nova gestão da ZPE Ceará visa diversificação de investimentos