O levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: a Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, divulgado na última terça-feira (25) durante a Febraban Tech, revela que 52% dos representantes de instituições financeiras no Brasil planejam implementar mecanismos de inteligência artificial (IA) para detecção de fraudes.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O estudo, conduzido pela Topaz em parceria com a Celent, foi realizado em dezembro do ano passado e incluiu 1.079 gerentes, superintendentes e diretores de tecnologia de organizações financeiras de 20 países latino-americanos.
O levantamento destaca que, além da detecção de fraudes, 49% dos líderes brasileiros no setor financeiro pretendem investir em IA para avaliação de risco. Em contraste, nos demais países da região, 54% dos participantes priorizam o uso de IA para chatbots de atendimento ao cliente.
Thiago Gramulha, marketing lead da Topaz, apontou que a América Latina ainda enfrenta desafios na digitalização do setor bancário, enquanto o Brasil já é um mercado mais avançado tecnologicamente. No Brasil, o foco está na segurança devido à constante evolução das fraudes.
*Com informações do portal Agência Brasil.
Saiba mais:
Fintechs mais do que quadruplicam na América Latina
PwC: IA pode combater fraudes bilionárias na Saúde do Brasil