Dados divulgados pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (26) indicam que o afrouxamento monetário continua impulsionando as operações de crédito, apesar de não refletir ainda uma desaceleração associada ao aperto nas condições financeiras devido à alta dos futuros negociados no mercado.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
As concessões de crédito a pessoas físicas aumentaram 10,5%, com destaque para um crescimento de 29,6% em 12 meses nos financiamentos para a aquisição de veículos, setor sensível às condições monetárias. Entretanto, os custos de captação dos bancos subiram 0,1 ponto percentual, sinalizando um aperto nas condições financeiras.
Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central discutiu essas forças antagônicas que influenciam o mercado de crédito. Um grupo de membros do colegiado observou que a transmissão do ciclo de afrouxamento monetário para o mercado está ocorrendo conforme esperado.
Por outro lado, alguns membros apontaram que a recente elevação nas taxas de maior prazo pode reduzir o dinamismo no mercado. Esse grupo destacou a importância dos vértices mais longos na curva de juros na determinação da oferta e da demanda de crédito.
*Com informações do portal Valor Investe.
BNB negocia captação de até R$ 12 bi para novas linhas de crédito
Juros do cartão rotativo atingem 423,5% ao ano