Com o mercado de trabalho em rápida evolução tecnológica, exigindo dos profissionais novas competências, um relatório divulgado pela plataforma de aprendizagem online Coursera, aponta que o Brasil se destaca como o país mais qualificado em habilidades digitais na América Latina e no Caribe.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Na região, o Brasil é seguido por Chile, Uruguai, Peru, México e Colômbia. As pontuações brasileiras em negócios (66%), tecnologia (85%) e ciência de dados (85%) são as mais altas da América Latina. Globalmente, o país ocupa a 19ª posição em proficiência geral, atrás de Finlândia (18º), Noruega (17º) e Coreia do Sul (16º).
Em ciência de dados, o Brasil alcançou a maior pontuação na América Latina e a 17ª no mundo. As matrículas em cursos de IA generativa aumentaram 1.079% no Brasil, refletindo um interesse crescente na área. Apesar do foco nas habilidades digitais, os brasileiros também buscam desenvolver competências humanas, como colaboração, adaptabilidade, negociação e análise de pessoas.
A capacitação é crucial em um mercado de trabalho que demanda novas habilidades. Em 2023, uma pesquisa do ManpowerGroup revelou que 80% dos empregadores brasileiros enfrentam dificuldades para recrutar profissionais que precisam. Outra pesquisa do LinkedIn mostrou que 85% dos profissionais brasileiros estão confiantes em integrar a IA em seus fluxos de trabalho.
O relatório anual da Coursera baseia-se em dados de mais de 148 milhões de alunos de 109 países e 7 mil parceiros institucionais. No Brasil, a plataforma conta com 5,8 milhões de alunos, inscritos em mais de 7,7 milhões de cursos.
*Com informações do portal Forbes.
Fintechs mais do que quadruplicam na América Latina
Estudo destaca priorização da sustentabilidade em empresas latino-americanas