Um estudo recente da Dell Technologies, intitulado “Catalisador da Inovação“, revelou que empresas da América Latina estão priorizando objetivos-chave para promover práticas mais sustentáveis. A pesquisa identificou tendências e preocupações em inovação e sustentabilidade entre líderes de tecnologia e negócios na região.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A principal prioridade destacada foi a utilização de materiais reciclados. Empresas latino-americanas estão focadas em integrar esses materiais em suas operações e produtos para reduzir o impacto ambiental. A melhoria da eficiência energética foi o segundo ponto de destaque. A otimização do consumo de energia e a busca por soluções tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência operacional são prioridades fundamentais.
Outro aspecto relevante é a minimização de resíduos e o foco na economia circular. Empresas da região estão comprometidas com a gestão responsável de recursos e a redução de impactos ambientais negativos.
O estudo também revela que apesar da compreensão das regulamentações ambientais e da expectativa de transparência e responsabilidade por parte dos fornecedores tecnológicos, mais de 60% das empresas pesquisadas admitem dificuldades para cumprir essas regulamentações e os padrões de ESG (Ambiental, Social e de Governança).
Além disso, embora muitas empresas afirmem ter uma estratégia clara de sustentabilidade e estejam priorizando o uso de produtos sustentáveis, apenas 38% estão utilizando dados para entender e reduzir seu impacto ambiental, indicando uma área para melhorias na integração de tecnologia para tomadas de decisão sustentáveis.
*Com informações do portal Forbes.
Brasil está alinhado ao Net Zero, mas fica para trás na corrida do hidrogênio
Governo lança Selo Verde Brasil para promover economia sustentável