O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (04) um conjunto de medidas para impulsionar o ecossistema de Open Finance no Brasil. Uma das principais novidades é o lançamento do Pix por aproximação, programado para fevereiro de 2025. Além disso, foi estabelecida oficialmente a estrutura de governança do Open Finance Brasil, que agora conta com um novo formato e maior número de participantes obrigatórios.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O Pix por aproximação, que vinha sendo discutido como uma forma de ampliar o acesso ao sistema, será implementado por meio da infraestrutura tecnológica do Open Finance. Na prática, a experiência do consumidor será simplificada, eliminando a necessidade de redirecionamento para o aplicativo do banco ao efetuar pagamentos. Os consumidores poderão escolher sua instituição, cadastrar suas contas em wallets de preferência e realizar pagamentos presenciais com Pix no formato offline, similar à tecnologia de aproximação usada por cartões.
Outro benefício dessa simplificação é a possibilidade de pagamento em e-commerces usando Pix, permitindo ao consumidor vincular sua conta previamente no marketplace e efetuar pagamentos diretamente, sem abrir outro aplicativo ou ser redirecionado para outra aba do navegador.
Os testes dessas funcionalidades começam em novembro deste ano e estarão disponíveis ao público a partir de 28 de fevereiro de 2025.
No que diz respeito a governança do Open Finance, a estrutura provisória com sete cadeiras foi substituída por uma empresa com CNPJ próprio e 10 assentos, representando diversas associações e grupos de associações. Entre os novos membros, destacam-se a inclusão da Associação de Fintechs Zetta e da Associação dos Iniciadores de Pagamentos (Init), além de um conselheiro independente adicional. Essa mudança visa aumentar a representatividade das instituições na governança.
*Com informações do portal InfoMoney.
GT da reforma avalia tributação de fundos imobiliários e Fiagros
Financiamento de venture capital atinge maior nível em dois anos com investimentos em IA