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Criatividade se torna prioridade para líderes empresariais

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De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, a criatividade é a competência mais valorizada pelos líderes empresariais. O estudo, que entrevistou 800 empresas globalmente, revelou que 73,2% dos participantes acreditam que a demanda por pensamento criativo crescerá significativamente nos próximos cinco anos. Esta habilidade superou o pensamento analítico, que obteve 71,6%, e o entendimento da tecnologia, com 67,7%.


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Para as empresas, a criatividade é essencial para a inovação, que, por sua vez, auxilia a enfrentar a concorrência e crescer em um ambiente de rápidas mudanças. Relatórios recentes, experiências práticas e trabalhos de artistas renomados destacam métodos eficazes para estimular a criatividade, enfatizando que esta habilidade pode ser desenvolvida com método, disciplina e perseverança. Com isso, especialistas destacaram quatro pontos para desenvolver e manter um time criativo:

Criação de microculturas

Segundo um relatório da Deloitte, baseado em 14 mil entrevistas com líderes de 95 países, as empresas devem adotar “microculturas” em vez de uma única cultura corporativa. Este conceito envolve processos e modos de trabalho adaptados às necessidades específicas de diferentes equipes e regiões, mantendo os valores centrais do negócio. Empresas como a Canva, que opera em oito países, exemplificam essa abordagem ao permitir flexibilidade no ambiente de trabalho e promover intercâmbio regular de informações entre funcionários de diferentes locais.

Equilíbrio entre trabalho presencial e remoto

Pesquisas da Universidade Stanford indicam que a interação presencial é relevante para a criatividade. Equipes que trabalham lado a lado têm mais ideias criativas do que aquelas que interagem exclusivamente por videochamadas. No entanto, a fase de implementação das ideias mostrou que tanto equipes presenciais quanto remotas foram igualmente eficazes.

Evitar o microgerenciamento

Pesquisa da Accountemps nos Estados Unidos revela que 59% dos trabalhadores já tiveram um chefe microgerenciador, e 55% desses relataram queda na produtividade. Para manter a criatividade, especialistas recomendam clareza nos objetivos, cronogramas factíveis e autonomia para a tomada de decisões.

Adoção de metodologias ágeis no momento certo

Nos últimos dez anos, as metodologias ágeis e a formação de squads com equipes multidisciplinares têm sido cruciais para o sucesso de empresas como Spotify e Amazon. Essas práticas permitiram uma inovação mais rápida e um crescimento acelerado.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela McKinsey em outubro de 2020, metodologias ágeis, destacam-se por aumentar a satisfação do cliente, desempenho, inovação e eficiência operacional. Contudo, copiar modelos de startups sem considerar a cultura da empresa pode ser prejudicial. A transição deve ser gradual e cuidadosamente planejada.

*Com informações do portal Época Negócios.

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