O grupo têxtil espanhol Inditex anunciou um investimento na Galy, uma startup especializada no cultivo de algodão em laboratório de forma sustentável, que conta entre os seus investidores com Sam Altman, presidente executivo da OpenAI. O anúncio foi feito por Óscar García Maceiras, presidente executivo da Inditex, durante a assembleia-geral de acionistas realizada em Arteixo, La Coruña, Espanha. O valor da transação não foi revelado.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
García Maceiras destacou o compromisso da Inditex com a sustentabilidade e a inovação, lembrando que a empresa pretende que 100% das suas matérias-primas sejam mais sustentáveis até 2030. Atualmente, mais de 50% das matérias-primas utilizadas nas coleções da Inditex são provenientes de reciclagem ou de cultivos orgânicos e regenerativos.
A entrada no capital da Galy, que desenvolve um processo inovador para o cultivo laboratorial de algodão a partir de células vegetais, faz parte da estratégia da Inditex para atingir essa meta. O executivo ressaltou que a transformação sustentável do setor têxtil depende da inovação e da colaboração, mencionando também o acordo com a empresa finlandesa Infinited Fiber para a compra de fibra têxtil reciclada.
Fundada em 2019, a Galy enfrentou os desafios da pandemia de covid-19, mas conseguiu estabelecer seu primeiro laboratório proprietário e expandiu seus escritórios nos Estados Unidos e no Brasil, aumentando seu quadro de funcionários de oito para mais de 50. A startup recebeu prêmios de inovação, incluindo o reconhecimento do grupo francês de bens de luxo LVMH na categoria de sustentabilidade.
*Com informações do portal ECO.
Negócios entre Ceará e Portugal crescem e tendência é aumentar a cada ano
Estudo destaca priorização da sustentabilidade em empresas latino-americanas