O Ceará será palco do Fórum Porto do Pecém: Porta de Ingresso do Brasil para o Caribe, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, um evento estratégico coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com o Governo do Ceará e outras entidades. Representantes do Governo Federal, Governo do Estado, Complexo do Pecém, entre outras instituições, estiveram reunidos na última de terça-feira (09), para discutir e planejar as ações estratégicas para a realização do Fórum,
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O objetivo principal do evento é explorar novas rotas marítimas para impulsionar as exportações brasileiras e fortalecer as relações comerciais com o Caribe. Espera-se a participação de ministros e empresários de oito países do Caribe (Bahamas, Barbados, Guiana Francesa, Suriname, Jamaica, Trinidad & Tobago, República Dominicana e Cuba).
A primeira reunião preparatória, realizada recentemente na Casa Civil, contou com a presença de João Carlos Parkinson de Castro, ministro das Relações Exteriores e chefe da Divisão de Integração de Infraestrutura do Itamaraty, que destacou a importância estratégica do evento para ampliar as oportunidades de negócios e atrair investimentos para o Ceará. O foco principal será explorar o potencial da infraestrutura do Complexo do Pecém, especialmente como um Hub de Hidrogênio Verde.
Roseane Medeiros, secretária das Relações Internacionais do Ceará, enfatizou a complexidade da organização do evento, que envolve diversas organizações e instituições. Ela ressaltou a necessidade de uma governança eficiente para maximizar os benefícios para o estado, não apenas econômicos, mas também no fortalecimento das relações políticas internacionais.
O fórum é visto como uma oportunidade única para o Ceará se posicionar como um hub logístico relevante para o comércio internacional, aproveitando sua localização estratégica e as iniciativas de infraestrutura em curso no Complexo do Pecém.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
CIPP seleciona Stolthaven/GES para operar terminal de amônia verde no Pecém
Pacto pelo Pecém: Governo do Ceará anuncia implantação de 5G e melhorias viárias