O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um novo recorde de abertura de mercados internacionais para produtos agrícolas em um único ano, com a recente inclusão de quatro novos mercados em Cuba. Desde o início de 2023, o Mapa abriu 82 novos mercados em 34 países, totalizando 160 novos mercados desde o início do ano passado.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os dados mensais revelam um crescimento contínuo: 26 novos mercados foram abertos em junho (13 países), 15 em maio (dez países), dez em março (sete países), sete em fevereiro (seis países), nove em janeiro (cinco países) e cinco em abril (três países).
Em julho, até o momento, Cuba recebeu ovos e ovoprodutos, pescados extrativos e derivados, gelatina e colágeno, além de pescados de cultivo e derivados. Outros mercados incluem camarões e carne de camarão na Austrália, óleos e gorduras de aves e ruminantes no Equador, bovinos e bubalinos para reprodução no Gabão, vísceras comestíveis no Chile e pintos de um dia no México.
Este novo recorde supera os números dos últimos cinco anos: em 2019 foram 35 novos mercados em 22 países, em 2020 foram 74 em 24 países, em 2021 foram 77 em 33 países, em 2022 foram 53 em 26 países, e em 2023 foram 78 em 39 países.
*Com informações do portal Dinheirama.
Agro impulsiona superávits comerciais brasileiros nas últimas três décadas
Produção e consumo de café crescem no Brasil e no mundo