Segundo dados do Observatório da Indústria/SFIEC com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Ceará registrou um crescimento de 2,6% em maio de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, e superou a média nacional que apresentou uma queda de 1,2%. No acumulado do ano, o desempenho estadual foi ainda mais relevante, com uma elevação de 6,5%, comparado aos 2,6% da média nacional.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram produtos de metal, com um aumento de 31,4%; confecção, com 27,1%; e couro e calçados, que juntos registraram uma variação positiva de 25,2% na comparação do acumulado de maio de 2024 com o mesmo período de 2023.
Em paralelo, o governador Elmano de Freitas anunciou na última semana um pacote de ações para aprimorar a infraestrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Entre as medidas estão a construção de uma rotatória de acesso ao portão 2 do Porto, a liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155, e a implantação de tecnologia 5G em todo o Complexo, em parceria com a empresa Brisanet.
No mercado de trabalho, o Ceará gerou quase 7 mil novos postos em maio, o melhor resultado da série histórica. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados 6.956 empregos no estado, posicionando o Ceará como o segundo maior gerador de empregos do Nordeste, atrás apenas da Bahia, que gerou 8.785 novos postos de trabalho.
*Com informações do portal do Governo do Ceará.
Nordeste recebe R$ 605 mi para setor portuário e Ceará é destaque na região
Ceará se prepara para sediar Fórum Porto do Pecém que visa relações comerciais com Caribe