Uma pesquisa recente da Gartner, realizada com 1.808 líderes empresariais, mostra que 55% das organizações já estabeleceram um Conselho de Inteligência Artificial (IA). Além disso, 54% das empresas contam com um responsável ou líder dedicado à tecnologia de IA, encarregado de coordenar suas atividades.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os dados indicam que as empresas estão divididas quanto à necessidade de um Conselho de IA. Frances Karamouzis, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner, ressalta que a formação desse conselho é essencial para superar desafios multidisciplinares, aumentar o valor e mitigar riscos. No entanto, a duração, o escopo e os recursos alocados variam conforme o contexto e o caso de uso específico.
A pesquisa, que envolveu participantes de um webinar do Gartner em junho de 2024, destacou a importância de os líderes avaliarem os custos, riscos e benefícios das iniciativas de IA e IA Generativa (GenAI).
O levantamento também destaca que a responsabilidade pela Inteligência Artificial está distribuída de maneira diversa entre as empresas. Muitas delas apresentam estruturas descentralizadas ou isoladas, sem clareza sobre a alocação das iniciativas de IA.
*Com informações do portal Forbes.
Mercado de tecnologia movimenta US$ 50 bi em 2023 e deve crescer 6% este ano no Brasil
Financiamento de venture capital atinge maior nível em dois anos com alta de IA