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Confiança do consumidor aumenta pelo segundo mês consecutivo

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De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira (25), a confiança dos consumidores brasileiros registrou o segundo aumento consecutivo em julho, refletindo uma melhora nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,8 ponto, alcançando 92,9 pontos em julho, após um aumento de 1,9 ponto em junho. 


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O Índice de Expectativas (IE), que mede a confiança dos consumidores em relação ao futuro, avançou 3,0 pontos, atingindo 101,1 pontos. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA), que avalia a percepção sobre a situação presente, permaneceu estável em 81,6 pontos, o maior patamar desde novembro de 2023, quando registrou 82,0 pontos.

A análise por faixas de renda revelou uma melhora na confiança em três dos quatro grupos pesquisados. Entre as famílias com renda de até R$ 2.100,0, o índice passou de 91,4 para 92,4 pontos. As famílias com renda de até R$ 4.800,0 viram a confiança subir 5,2 pontos, chegando a 92,4 pontos. Para as famílias com renda de até R$ 9.600,0, houve uma ligeira queda de 92,9 para 92,4 pontos. Já entre as famílias com renda acima de R$ 9.600,0, o índice aumentou de 93,1 para 93,6 pontos.

O aumento na confiança está alinhado com um mercado de trabalho mais aquecido e o controle da inflação, fatores relevantes para formação da percepção positiva dos consumidores dessas faixas de renda.

*Com informações do portal Investing.

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