Sudene vai criar Rede ICT Nordeste para impulsionar ciência e tecnologia

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
sudene e nordeste

A Rede será formalizada a partir do acordo de cooperação técnica entre a Sudene, o Consórcio Nordeste, universidades e institutos federais. (Foto: Elvis Aleluia/Sudene)

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu um passo para a criação da Rede ICT Nordeste, em parceria com o Consórcio Nordeste de Governadores e instituições de ciência, tecnologia e inovação da região. Em um encontro realizado na última quarta-feira (24) com reitores de Institutos Federais nordestinos e representantes da Andifes e da Abruem, foi discutido o plano de trabalho da iniciativa.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A Rede visa integrar instituições de ciência e tecnologia da região e alinhar suas pesquisas às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas regionais. O esforço busca tornar o Nordeste mais competitivo a partir da neoindustrialização.

Entre os eixos da nova política industrial brasileira estão as cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para segurança alimentar, nutricional e energética, um complexo da saúde resiliente para reduzir vulnerabilidades do SUS, além de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis. Outros focos incluem a transformação digital da indústria para aumentar a produtividade, bioeconomia, descarbonização, transição energética e tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais.

A Rede ICT Nordeste vai ser formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Sudene, o Consórcio Nordeste, universidades e institutos federais. A formalização deve ocorrer nos próximos dias, consolidando a organização e atuação do grupo.

No primeiro momento, os integrantes da Rede realizarão um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia, alinhadas com as missões da NIB. Em seguida, será elaborada uma agenda de pesquisas baseada nas necessidades da região e na inovação.

*Com informações da Sudene.

Saiba mais:

Nordeste recebe R$ 605 mi para setor portuário e Ceará é destaque na região

Ceará lidera turismo de negócios no Nordeste e se destaca em ranking nacional

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas