inteligência artificial

A proposta visa a implementação de políticas de inteligência artificial que gerem empregos e qualifiquem estudantes. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Brasil lança plano para inteligência artificial com investimentos de US$ 4 bilhões

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O Brasil apresentou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que prevê investimentos de US$ 4 bilhões. A iniciativa, prioritária na presidência do G20, visa posicionar o país como líder em tecnologia e impulsionar políticas públicas locais, com foco no desenvolvimento inclusivo e sustentável.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Desenvolvido por especialistas de 117 organizações públicas, privadas e da sociedade civil, o documento foi lançado em Brasília e será levado à Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu-se a discutir a proposta com ministros de Estado na próxima semana, visando a implementação de políticas de inteligência artificial que gerem empregos e qualifiquem estudantes.

“Teremos uma política elaborada pelos cientistas e que temos que seguir. Estamos vivendo um momento muito importante no país, o que vocês fizeram hoje de me entregar um documento sobre IA, pensado pelos cientistas brasileiro, é um marco neste país. O Brasil precisa aprender a voar.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

Plano de desenvolvimento para inteligência artificial

O plano inclui 54 medidas para os próximos quatro anos, abrangendo ministérios como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Comércio. Estruturado em torno de infraestrutura, capacitação profissional, melhoria de serviços públicos, inovação empresarial e governança regulatória, o plano reflete as prioridades do Brasil e do debate internacional sobre desenvolvimento inclusivo.

Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, destacou a importância da colaboração entre poder público, sociedade civil e setor privado. O plano busca aprimorar o uso de novas tecnologias para combater desigualdades, proteger o meio ambiente e promover a transição energética e ecológica. Santos afirmou que o plano é robusto, viável e focado na soberania e autonomia do Brasil.

*Com informações do G20 Brasil.

Saiba mais:

Mais de 50% das empresas globais possui um conselho de IA

Sudene vai criar Rede ICT Nordeste para impulsionar ciência e tecnologia

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas