governança corporativa

O objetivo de se aplicar a governança corporativa é pautado em três palavras: eficiência, transparência e responsabilidade. (Foto: Acervo pessoal)

Como as startups femininas devem olhar para a governança corporativa: 5 dicas essenciais

Por: Redação | Em:
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Você é daquelas pessoas que, quando ouve as palavras “governança corporativa”, já sente um frio na espinha, uma repulsa ao assunto?


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Trago boas notícias! A governança corporativa é mais simples do que parece. Ainda tem dúvidas? Então fique aqui comigo, porque tenho certeza de que você vai mudar de ideia depois deste artigo.

A governança corporativa nada mais é do que um conjunto de práticas, processos e políticas adotadas por uma empresa para garantir uma gestão eficiente, transparente e responsável, visando atender aos interesses de todos os seus stakeholders — acionistas, gestores, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e mercado em geral.

Ok, o sentido literal não diz muita coisa. Mas analise comigo: o objetivo de se aplicar a governança corporativa é pautado em três palavras: eficiência, transparência e responsabilidade. O real desafio está na forma de exercer essas práticas e comunicá-las às partes interessadas.

Aqui vão 5 dicas de como a sua startup e você, enquanto líder, pode e deve olhar para a governança corporativa:

1- Primeiramente, olhe com olhos de amizade. Ela está aqui para ajudar você e o seu negócio. Quanto mais transparência e comunicação, mais segurança, engajamento e, consequentemente, ganhos o seu negócio terá.

2- Acessibilidade: não dificulte o acesso às informações. Crie canais de comunicação entre você, seu negócio e seus stakeholders. Quanto mais você puder alimentá-los de dados e informações, melhor. Porém, é importante equilibrar e filtrar essas informações, para não enviá-las de forma excessiva.

3- Tamanho não é documento. Não é porque você é uma startup que não pode estruturar um conselho de administração e outros comitês especializados. Selecionar um grupo de pessoas que representem o seu negócio é fundamental no relacionamento com os stakeholders. Lembre-se: essas pessoas precisam estar alinhadas ao propósito da empresa.

4- Relacionamento e posicionamento no mercado: startups já nascem com um propósito, muitas vezes antes mesmo de ter um produto e/ou solução. Sempre que possível, divulgue e fale sobre ele, posicione-se e crie autoridade a partir da sua expertise.

5- Por fim, por mais que sua empresa cresça e amadureça, não esqueça da sua essência e de onde veio. Esse sempre será o seu maior diferencial.

*Por Carolina Gilberti, CEO da Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil.

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