Pesquisadores afirmam que IA pode aprimorar líderes corporativos

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
inovação e líderes corporativos e empresas

Pesquisadores identificam características essenciais para líderes da nova era, como consciência, sabedoria e compaixão, aliadas ao uso da IA. (Foto: Envato Elements)

De acordo com Rasmus Hougaard, CEO da Potential Project, e Jacqueline Carter, diretora da empresa, a inteligência artificial (IA) pode aprimorar as qualidades humanas dos líderes e melhorar os resultados financeiros. Em seu próximo livro, os pesquisadores discutem como a IA pode inaugurar uma nova era de liderança


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Eles basearam suas conclusões em conversas com mais de 100 CEOs e executivos de empresas como Accenture, Cisco, Starbucks, Citibank, Eli Lilly, Ikea e Visa, além de especialistas em IA e pesquisas com 2.500 líderes e funcionários globalmente.

Segundo uma prévia publicada pela Harvard Business Review, os pesquisadores afirmam que a inteligência artificial pode aumentar a eficiência e melhorar a experiência humana no trabalho. A tecnologia pode fortalecer as capacidades cognitivas, emocionais e sociais dos líderes, funcionando como um “exoesqueleto” para a mente e o coração.

Hougaard e Carter argumentam que a IA permite processar grandes quantidades de informação rapidamente, tomar decisões eficazes e compreender melhor os funcionários. Eles ressaltam que a tecnologia pode ajudar a entender a dinâmica da equipe e promover um ambiente diversificado e seguro psicologicamente. No entanto, alertam que a adoção da IA deve ser acompanhada pelo desenvolvimento humano, evitando a dependência exclusiva da tecnologia.

O estudo dos pesquisadores sugere que a IA deve ser utilizada para aprimorar percepção, discernimento e tomada de decisões, integrando o melhor da humanidade e da máquina na prática de liderança. Eles identificam características essenciais para líderes dessa nova era, como consciência, sabedoria e compaixão, aliadas ao uso da tecnologia.

Líderes com alta consciência observam e entendem melhor o ambiente. A sabedoria permite decisões baseadas em dados e experiência, enquanto a compaixão envolve empatia e sensibilidade às necessidades dos outros. A inteligência artificial expande o conhecimento dos líderes e elimina vieses nas decisões.

A pesquisa conclui que líderes conscientes, sábios e compassivos estão mais preparados para se tornarem líderes aprimorados pela IA, aproveitando tanto suas forças humanas quanto os insights fornecidos pelos algoritmos.

*Com informações do portal Época Negócios.

Saiba mais:

Mais de 50% das empresas globais possui um conselho de IA

Brasil lança plano para inteligência artificial com investimentos de US$ 4 bilhões

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas