A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) anunciou a criação de dois novos polos de irrigação no Ceará, após a reunião com o Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec). As regiões selecionadas são Ibiapaba e Cariri, com prioridade para Ibiapaba devido à sua extensa área cultivada.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O programa de polos de irrigação do MIDR tem como objetivo identificar áreas com alto potencial agrícola ainda não beneficiadas por investimentos públicos federais. Esses polos receberão recursos estaduais, promovendo o desenvolvimento agrícola e atraindo novos investimentos. O polo de Ibiapaba será o primeiro a ser lançado, seguido pelo polo de Cariri, previsto para o final do ano.
Atualmente, o Ministério já estabeleceu 12 polos de irrigação em todo o Brasil, nenhum deles no Ceará até o momento. Para o polo do Cariri, há planos de diversificação das culturas, ampliando o potencial agrícola da região.
A implementação dos polos envolverá o governo estadual, diversas instituições, a Faec e os produtores locais. O processo será dividido em três fases: definição e delimitação da área, reuniões com instituições e gestores regionais, e publicação da portaria oficializando o polo.
*Com informações do Governo do Ceará.
La Niña afeta plantações de hortifruti no Ceará e em outros estados nordestinos
Fundos do agronegócio têm alta de 147% nos últimos 12 meses