Desde junho de 2022, a Siga Antenado iniciou a instalação da nova parabólica digital em lares brasileiros. Mais de 3 milhões de residências já receberam o kit gratuito, e o serviço de agendamento está disponível em mais de 4 mil municípios. No entanto, muitas dúvidas persistem entre os potenciais beneficiários, especialmente sobre o processo de instalação e os requisitos para a aquisição do kit.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Uma dúvida frequente é sobre a compatibilidade da nova parabólica digital com diferentes tipos de televisores. O tecnologia é compatível com todos os tipos de TVs, inclusive os modelos antigos de tubo. Portanto, não há necessidade de trocar o aparelho para acessar os mais de 80 canais disponíveis.
Para famílias com mais de uma televisão, o sinal da nova parabólica pode ser transmitido para todas as TVs da casa. Contudo, cada televisão precisa ter seu próprio receptor. Em casos raros, onde mais de três televisores são conectados simultaneamente, pode ser necessário um amplificador de sinal, instalado e avaliado por um técnico.
Os kits incluem a parabólica digital, o receptor, controle remoto, pilhas e cabos necessários para a instalação. Tanto a instalação da antena quanto a conexão e configuração do receptor são realizadas por um técnico especializado.
Critérios para receber o kit da parabólica digital
Para ter direito à instalação gratuita, é necessário estar inscrito no CadÚnico, ser beneficiário de algum programa social do governo federal e possuir uma parabólica tradicional em funcionamento. A verificação dos requisitos e o agendamento podem ser feitos através do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
Sobre a Siga Antenado
A Siga Antenado é a entidade administradora da migração do sinal das parabólicas tradicionais (Banda C) para as digitais (Banda Ku), criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, a Siga Antenado foi estabelecida após o leilão do 5G, onde essas operadoras venceram os blocos nacionais da faixa de 3,5 GHz.
Saiba mais:
Parabólica digital: nova tecnologia chega ao mercado com foco em acessibilidade
Investimentos privados são cruciais para alavancar P&D no Brasil, segundo especialista