Uma pesquisa da Bain & Company com 200 empresas revela que mais de 60% delas consideram a inteligência artificial generativa (IA Gen) uma das três prioridades para os próximos dois anos. No entanto,o estudo aponta que apenas 35% dessas empresas têm uma estratégia de como transformar essas inovações em valor comercial.
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Os dados, divulgados pelo portal Época, destacam os cinco principais casos de uso da IA Gen: operações de vendas, desenvolvimento de software, marketing, atendimento ao consumidor e integração de clientes. Em contraste, projetos em áreas operacionais e de recursos humanos estão menos avançados.
As empresas de tecnologia lideram na adoção da IA Gen, reconhecendo a complexidade de sua implementação. Segundo, Lucas Brossi, sócio e líder da prática de Advanced Analytics na Bain & Company da América do Sul, ao comparar as respostas de 2024 com a pesquisa de outubro de 2023, essas empresas estão menos confiantes na prontidão de seus dados e protocolos de segurança para a implementação da IA generativa. Em outros setores, esses níveis de confiança permanecem estáveis.
Os entrevistados são vice-presidentes ou executivos C-level de empresas de 10 indústrias diferentes, com receitas variando de US$ 50 milhões (R$ 287 milhões) a US$ 10 bilhões (R$ 57 bilhões).
A pesquisa aponta que as empresas têm investido, em média, US$ 5 milhões (R$ 28 milhões) anuais em IA Gen, com cerca de 100 funcionários dedicando parte de seu tempo a essa tecnologia. Entre as grandes corporações, cerca de 20% investem até US$ 50 milhões (R$ 287 milhões) por ano.
87% das empresas consultadas já estão desenvolvendo, pilotando ou implantando a IA Gen em áreas como desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, diferenciação de produtos e marketing e vendas.
As empresas de diversos setores têm grandes expectativas em relação ao valor que a IA Gen pode agregar aos negócios, investindo em talentos e recursos. Muitas estão desenvolvendo soluções próprias, mas, à medida que as ferramentas de mercado se tornam mais sofisticadas, a tendência é de um aumento na adoção dessas soluções externas.
*Com informações do portal Época Negócios.
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