Ifix tem recuperação em julho com destaque para fundos de tijolo

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
fundos imobiliários de logística

Os fundos imobiliários de galpões logísticos lideraram os ganhos em julho, com uma valorização média de 2,3%. (Foto: Envato Elements)

Após o fraco desempenho de junho, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (Ifix) voltou a apresentar um desempenho positivo, com uma valorização de 0,53% em julho. No entanto, o desempenho ficou abaixo dos ganhos de aproximadamente 3% registrados pelo Ibovespa no mesmo período. No acumulado do ano, o Ifix ainda registra alta de 1,5%, enquanto o Ibovespa apresenta uma desvalorização de 5%.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os fundos imobiliários de galpões logísticos lideraram os ganhos em julho, com uma valorização média de 2,3%. Os fundos de renda urbana tiveram um aumento de 1,5%, seguidos pelos de shoppings, que subiram 1,13%. A categoria de fundos de papel, focada em investimentos em títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário, como CRIs, registrou uma alta de 0,77%.

Apesar das expectativas de inflação mais alta e de juros elevados por mais tempo, os fundos imobiliários de tijolo, que investem em imóveis físicos, se destacaram em julho. Entre os melhores desempenhos, estão dois de galpões logísticos (RBRL11 e VILG11) e um de lajes corporativas (XPPR11). Outros dois que investem em recebíveis imobiliários (VSLH11 e HCTR11) também figuraram entre os destaques.

Por outro lado, os piores desempenhos do mês foram observados nos fundos imobiliários de lajes corporativas, sendo que três dos cinco maiores declínios ocorreram em fundos de escritórios (VINO11, RCRB11 e BROF11). Um fundo de fundos (KFOF11) e um fundo de recebíveis imobiliários (OUJP11) também tiveram desempenhos negativos.

O cenário econômico atual, marcado por juros elevados e risco fiscal, exige cautela na escolha de investimentos. Fundos imobiliários com foco em títulos de renda fixa demonstram maior resiliência nesse contexto, enquanto os de tijolo podem ser opções atrativas para investidores com visão de médio a longo prazo, especialmente se o governo mantiver uma política fiscal responsável.

*Com informações do portal Valor Investe.

Saiba mais:

Indústria de criptomoedas e reguladores podem promover inovação e proteção aos investidores

Transformação digital impulsiona mercado financeiro no Brasil

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas