Ícone do site TrendsCE

Turismo sustentável impulsiona investimentos e competitividade no Brasil

turismo sustentável

Empreendedores do setor de turismo em Belém, no Pará, estão desenvolvendo roteiros alinhados à agenda climática, unindo imersão na floresta Amazônica, gastronomia regional e valorização de sistemas produtivos sustentáveis. A iniciativa visa atrair investimentos, aumentar a competitividade e fortalecer a articulação entre os diversos atores do setor turístico e da sustentabilidade.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A escolha de Belém como sede da COP30, em 2025, acelerou o alinhamento entre turismo e práticas sustentáveis na região. Segundo o Sebrae Pará, o evento gerou maior conscientização sobre a necessidade de integrar a sustentabilidade às atividades turísticas, promovendo um modelo alinhado às metas climáticas globais.

O diagnóstico da Câmara Temática de Sustentabilidade e Ações Climáticas do Conselho Nacional de Turismo destacou os desafios de articulação entre os diferentes atores, mas também apontou oportunidades, como parcerias estratégicas e a possibilidade de agregar valor aos destinos turísticos.

Plano Nacional de Turismo 2024-2027

Esses princípios estão refletidos no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que estabelece diretrizes para tornar o Brasil o país mais visitado da América do Sul até 2027. Entre as metas do plano estão o aumento de 312 para 400 municípios turísticos, a geração de empregos no setor, e o crescimento da receita gerada por visitantes internacionais de US$ 6,6 bilhões para US$ 8,1 bilhões anuais.

O governo brasileiro também busca fortalecer a liderança do país na promoção de um turismo sustentável, de baixo impacto ambiental e com responsabilidade social.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Turismo do Ceará registra segundo maior crescimento do país

Turismo cearense cresce em 2024, inclusive de eventos

Sair da versão mobile