Nos últimos cinco anos, as montadoras chinesas ampliaram sua presença na América Latina, desbancando os Estados Unidos e o Brasil no fornecimento de automóveis para a região. Em 2023, a China alcançou vendas de US$ 8,56 bilhões, um aumento relevante em comparação aos US$ 2,18 bilhões registrados em 2019, segundo dados do International Trade Center (ITC). Isso representa 20% do total de vendas em dinheiro, consolidando a China como o maior fornecedor automotivo da América Latina.
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O mercado de veículos elétricos também reflete a dominância chinesa, com 51% das vendas de automóveis elétricos e quase todos os ônibus elétricos na região sendo de origem chinesa.
O Chile, um dos mercados automotivos mais competitivos do mundo, registrou que quase 30% das vendas de carros no país em 2023 foram de modelos chineses. Este mercado, com tarifas reduzidas graças a acordos comerciais, tornou-se um campo fértil para a expansão das montadoras chinesas, que competem diretamente com marcas americanas e europeias.
A estratégia da China vai além da exportação, com investimentos na produção local. No Brasil, a BYD está construindo uma grande fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia, com capacidade para 150 mil veículos por ano. A GWM, por sua vez, adquiriu uma fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, São Paulo, com planos de produzir 100 mil veículos elétricos anuais.
A parceria das montadoras chinesas com grandes fabricantes globais tem permitido a oferta de veículos tecnologicamente avançados a preços competitivos. Na América Latina, esses automóveis têm possibilitado o acesso ao primeiro veículo para segmentos de média e baixa renda, além de contribuir para a disseminação de tecnologias mais limpas em grandes centros urbanos.
Segundo dados da Webmotors, a demanda por carros elétricos novos aumentou 111% entre janeiro e julho de 2024. Esse crescimento é consequência da crescente aceitação dos brasileiros por veículos eletrificados, cuja frota já atinge aproximadamente 270 mil unidades no país.
O levantamento também apontou um aumento de 76% na procura por automóveis elétricos usados no mesmo período, em comparação com 2023. Ao analisar julho de 2024, o estudo revelou um crescimento de 41% nas buscas por veículos novos e de 26% por usados em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Entre os modelos mais procurados em 2024, destacam-se três veículos da marca chinesa BYD: Dolphin, Seal e Dolphin Mini, tanto na categoria de novos quanto de usados. No mercado de usados, o Porsche Taycan, o BYD Dolphin e o Volvo XC40 figuram entre os mais buscados.
Com informações do portal exame e InfoMoney.
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