De acordo com levantamento realizado pelo Kayak, em agosto de 2024, o Ceará é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Fortaleza, a capital do estado, ocupa a quarta posição no ranking nacional, sendo o segundo destino mais buscado do Nordeste, atrás apenas de Recife. São Paulo e Rio de Janeiro lideram as primeiras posições.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O estudo do Kayak, que compara preços de voos, hotéis e outros serviços, apontou uma queda de 4% no valor das passagens aéreas para o Ceará em relação a 2023. A análise foi baseada em buscas realizadas de 1º de janeiro a 18 de agosto de 2024, comparadas com o mesmo período do ano anterior.
Além de ser um dos destinos mais buscados, o Ceará também se destacou na recepção de turistas internacionais. No mês de julho, o Aeroporto Internacional de Fortaleza registrou 38.886 passageiros estrangeiros, o maior número entre os estados do Nordeste, superando Salvador e Recife.
O fluxo colocou o terminal cearense na sétima posição entre os aeroportos brasileiros em movimentação internacional, e marcou o quarto mês consecutivo em que o estado lidera na atração de turistas estrangeiros.
A liderança do Ceará começou em abril de 2024, quando o aeroporto recebeu 30.223 passageiros internacionais. O crescimento continuou nos meses seguintes, com 32.409 passageiros em maio e 36.736 em junho. Os resultados impulsionam a economia local e fortalecem a imagem do estado como um destino atrativo tanto para turistas brasileiros quanto internacionais.
Turismo sustentável impulsiona investimentos e competitividade no Brasil
Turismo do Ceará registra segundo maior crescimento do país