Origem Fortim: Inovação e luxo agregados a natureza do litoral cearense

Por: Gladis Berlato | Em:
Tags:,
origem fortim

O Origem Fortim contribui para atrair mais investimentos em restaurantes e hotéis e para ampliar o fluxo turístico nacional e internacional. (Foto: Divulgação)

No dia 28 de setembro, o Ceará ganhará mais um empreendimento sustentável de luxo no litoral. Em fase final de acabamento e com apenas cinco das 43 unidades ainda disponíveis, o Origem Fortim chega ao Litoral Leste como o mais inovador projeto imobiliário de alto padrão. Com suas características construtivas sintonizadas com a natureza e com alto impacto econômico e social no município, a 130 Km de Fortaleza, o Origem Fortim contribui para atrair maiores investimentos em restaurantes e hotéis e para ampliar o fluxo turístico nacional e internacional.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Nascimento premiado

Com valor total de vendas de R$ 110 milhões em área de 50.000 m², o empreendimento já nasceu vencedor ao conquistar o 20ª Prêmio da Construção 2023, do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE), como Projeto Arquitetônico do Ano, uma criação do arquiteto francês Greg Bousquet, sócio-fundador da Architects Office. O projeto paisagístico é de Renata Tilli e o design de interiores de Brenda Rolim. O projeto de luminotécnica leva a assinatura de Carlos Fortes, que valorizou a abundância da luz natural da terra de sol o ano inteiro.

Ao longo dos três anos de construção, o complexo residencial gerou mais de 500 empregos, dando preferência para a mão de obra local. Além de salários que movimentam a economia, o empreendimento desenvolvido pela A&B Incorporações promoveu treinamento para todos os trabalhadores, incluindo os terceirizados. Desta forma, a Companhia contribuiu para a capacitação profissional de toda a equipe, que foi preparada para atuar neste e em outros projetos de alto padrão.

Revolução positiva

Os treinamentos, que atendem aos critérios do ISO 9001, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e das Normas de Segurança, também elevam o perfil econômico da região. “Somado a outras obras, o Origem Fortim está realizando uma revolução positiva no município”, destaca o presidente da A&B Incorporações, Aristarco Sobreira. Ele lembra que iniciativas desta grandeza provocam a ampliação do comércio da região, envolvendo depósitos de material de construção e supermercados, elevando, também, a qualificação na prestação de serviços. Além disso, dados do IBGE mostram que o PIB per capita de Fortim triplicou na última década.

Aristarco Sobreira, presidente da A&B Incorporações. (Foto: Arquivo pessoal)

Quebra de paradigmas

Estética e funcionalmente fora dos padrões, o sucesso do Origem Fortim encontra eco no olhar do artista plástico José Guedes. Exclusivamente como admirador da ousadia, da coragem e da inovação do empreendimento, alinhado com os conceitos de sustentabilidade, ele diz que a obra dialoga com a natureza, que ele classifica como aliada da arte.

José Guedes, artista plástico. (Foto: Arquivo pessoal)

“O Fortim parece que surgiu da terra e cresceu com as árvores”, ilustra, destacando a luminosidade natural que alcança até mesmo os banheiros, sem perda de privacidade. Sem muros ou cercas, as alamedas foram concebidas para o fluxo de pedestres, sem a circulação de veículos. Guedes lembra que a localização é privilegiada, onde tudo é muito poético. “Até a igreja do município parece saber disto porque fica de frente para o rio e de costas para a cidade como a celebrar o privilégio”.

Simplicidade e luxo juntos

Para Ivana Bezerra, presidente da seção cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), apesar de não ser um empreendimento turístico, o Origem Fortim vai agregar ainda mais valor ao município. Ela classificou como “muito interessante” a maneira como a simplicidade foi ligada ao luxo, da mesma forma que o conforto e a comodidade se harmonizam com a sofisticação.

Ivana Bezerra, presidente da seção cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE). (Foto: Arquivo pessoal)

“Propostas desta grandeza tendem a aumentar ainda mais a atratividade da região, motivando a chegada de outros empreendimentos de alto nível a se instalarem no município”, observa, animada com a possibilidade de crescimento do turismo de um modo geral.

Entrega de chaves

A entrega das chaves do Origem Fortim, igualmente, foge do convencional. Opresidente da A & B Incorporações promete surpresas. Os compradores e convidados especiais farão uma imersão ao mundo das sensações com apresentações artísticas e com experiências gastronômicas. As caçarolas serão comandadas pelo chef francês Emmanuel Ruz, que utilizará ingredientes locais na composição do cardápio.

Aristarco Sobreira garante para outubro nova investida de alto nível no mercado imobiliário de luxo com o pré-lançamento do Residencial Meireles, que também leva a grife do francês Greg Bousquet. Com 50 apartamentos, o empreendimento terá valor total de vendas de R$ 80 milhões.

Conheça Fortim

Uma cidade pequena como Fortim tem o privilégio de ser cercada, além do mar, pelos Rios Piranji e Jaguaribe. O presente da natureza serve de base para a prática de esportes, banhos de mar e passeios turísticos, além de oferecer uma rica gastronomia. Na Rota das Falésias, Fortim integra a diversidade de biomas, o que inclui manguezais ao longo do Rio Jaguaribe, passando pelo litoral que permite a pesca marinha, num convívio harmônico entre a maricultura e a pesca artesanal. E a configuração natural de rios e mar também abre espaço para o ecoturismo.

Camarões, arraias e mariscadas não faltam nos cardápios do roteiro gastronômico. A fruticultura também marca presença. É o caso da famosa moqueca de banana ou da lasanha de caju, dentre tantas outras criações. Não à toa, o município sedia, anualmente, um dos maiores eventos mundiais, o Festival Gastronômico do Pontal de Maceió.

Saiba mais:

Origem Fortim: empreendimento que alia arquitetura e responsabilidade ambiental no litoral cearense entrega mais uma fase

Arte na construção como estratégia de valorização

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas