Uma semana após o lançamento da AI Overview, nova funcionalidade de busca do Google baseada em inteligência artificial generativa, especialistas em marketing digital começam a avaliar os impactos dessa inovação no tráfego online. As primeiras análises indicam uma consolidação das empresas que já possuem uma estratégia de conteúdo sólida e um impacto limitado nos anúncios pagos.
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Desde 15 de agosto, o Google passou a oferecer respostas em português para usuários brasileiros no topo de algumas pesquisas. A ferramenta utiliza inteligência artificial para resumir conteúdos de resultados de busca, apresentando uma resposta concisa e baseada em linguagem natural.
O Google tem sido um ponto estratégico de marketing digital das empresas, especialmente por meio do SEO (Search Engine Optimization). Esta prática visa posicionar conteúdos nos primeiros resultados de busca, oferecendo uma alternativa mais eficiente em termos de custo em comparação aos anúncios pagos e com maior foco na intenção de compra dos consumidores.
O principal objetivo das empresas ao investir em tráfego orgânico é atrair clientes por meio de conteúdos relevantes. Esses conteúdos variam de temas mais genéricos, como dicas de uso de produtos, até informações específicas, direcionadas à compra de itens específicos.
Nesse cenário, é provável que a nova funcionalidade impacte mais os conteúdos de topo de funil, focados em informações gerais. As buscas relacionadas à venda de produtos e serviços, que geralmente estão no fundo do funil, devem ser menos afetadas, uma vez que cerca de 70% da receita do Google ainda provém de anúncios pagos, especialmente os veiculados no próprio mecanismo de busca.
O AI Overview, ao contrário de chats como o ChatGPT, é integrado diretamente ao mecanismo de busca e não permite interações. Ele gera respostas baseadas em múltiplas fontes, apresentando links atualizados em tempo real, funcionando como uma evolução dos snippets em destaque que o Google já oferece.
Especialistas observam que a nova funcionalidade pode consolidar ainda mais as empresas bem posicionadas no mecanismo de busca, reforçando sua presença digital. A instabilidade inicial observada nas métricas de posicionamento, que é comum em grandes atualizações, ainda não foi suficiente para definir uma tendência clara.
Nos Estados Unidos, onde o AI Overview foi lançado inicialmente, uma pesquisa da BrightEdge mostrou que apenas 7% das buscas estavam sendo respondidas pela nova funcionalidade, após um pico inicial de 12%. A ferramenta enfrentou desafios iniciais, como respostas incorretas, mas o Google tem acelerado ajustes para competir com outras soluções presentes no mercado.
*Com informações do portal InfoMoney.
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