Fortaleza garantiu a primeira posição nacional no eixo Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2024. A divulgação foi feita nesta terça-feira (3), em São Paulo (SP). O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, representou a prefeitura de Fortaleza na cerimônia. Na edição 2024, Fortaleza se destacou na 16º posição no ranking geral, 4º colocação no eixo tecnologia e inovação e 8º colocação no eixo mobilidade.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
“Este é o segundo ano que a gente ganha. Uma grande conquista para nossa cidade. É resultado das nossas políticas públicas que focam em reduzir desigualdades. Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e Fortaleza + Futuro, em parceria com Senai e Senac. Desde janeiro de 2021 a cidade tem um saldo de 123 mil empregos com carteira assinada, sendo o maior estoque de vagas da região Nordeste. Além disso, também somos o maior PIB do Nordeste“, enfatizou.
Durante a cerimônia, Rodrigo Nogueira (foto) também comentou sobre as leis de incentivos fiscais, “que mudou a realidade da nossa cidade, atraindo grandes empresas para Fortaleza, incluindo grandes empresas da área de tecnologia”. O gestor municipal enfatizou o esforço em levar projetos como o Meu Bairro Empreendedor para a periferia da cidade. “O maior prêmio é ter gerado tantos postos de trabalho e reduzido as desigualdades. Agradeço a todos do Connected Smart Cities que reconheceram Fortaleza, mais uma vez, como primeiro lugar em empreendedorismo”.
A 10ª edição do Connected Smart Cities e Mobility é realizado nesta terça e quarta-feira (03 e 04/09), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento nacional destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, e traz finalistas com negócios inovadores para as cidades.
A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes desenvolveu mais uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes: o Selo CSC. Este Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. Neste ano, Fortaleza conquistou o nível prata de boas práticas de cidades inteligentes.
Cique aqui e confira o resultado completo na plataforma.
Empreendedorismo: Potencial de transformação além dos negócios
Acredita: novo programa de fomento ao empreendedorismo é anunciado