Ícone do site TrendsCE

Turismo brasileiro registra maior valor de faturamento desde 2019

turismo

O setor de turismo brasileiro registrou um faturamento de R$ 95,3 bilhões no primeiro semestre de 2024, o maior valor desde 2019. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), divulgados na última terça-feira (03), o montante representa um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2023.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O desempenho positivo foi liderado pela locação de meios de transporte, que apresentou um crescimento de 11%. O setor de hospedagem e as atividades culturais, recreativas e esportivas também mostraram resultados sólidos, com aumentos de 6,7% e 3,9%, respectivamente. Transportes aquaviário e aéreo, com incrementos de 2,5% e 1,2%, contribuíram para o crescimento do setor.

De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, o cenário econômico positivo e os investimentos em infraestrutura turística, conectividade aérea e sustentabilidade foram apontados como fatores decisivos para a retomada do setor aos níveis pré-pandemia.

Plano Nacional de Turismo

Lançado em agosto de 2024, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 estabelece metas ambiciosas para os próximos três anos, incluindo o aumento de viajantes nacionais de 93 milhões para 150 milhões e a elevação do número de turistas internacionais para 8,1 milhões. Estima-se que, com o cumprimento dessas metas, o Brasil possa gerar US$ 8,1 bilhões em receitas provenientes do turismo internacional, promovendo desenvolvimento econômico e inclusão social, além de fortalecer a sustentabilidade e a inovação no setor.

*Com informações da Agência gov

Saiba mais:

Ceará se destaca entre destinos mais buscados no Brasil e lidera turismo internacional

Turismo sustentável impulsiona investimentos e competitividade no Brasil

Sair da versão mobile