Princeton desenvolve concreto mais resistente com design inspirado em escamas de peixe

Por: Boletins Trends | Em:
Tags:, ,
novo concreto

O estudo, publicado em 29 de agosto na Nature Communications, promete transformar o uso do concreto na construção civil. (Foto: Sameer A. Khan/Fotobuddy)

Pesquisadores da Princeton Engineering criaram um novo tipo de concreto que aumenta a resistência a rachaduras em até 63%, inspirando-se nas escamas do peixe celacanto. Liderados pelo professor Reza Moini, da Universidade de Princeton, os engenheiros combinaram inovação no design de materiais com técnicas avançadas de manufatura aditiva, utilizando robôs industriais para controlar a deposição precisa dos materiais.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A inspiração veio das escamas do celacanto, peixe cujas escamas têm uma estrutura de dupla hélice, conhecida por sua alta resistência a fraturas. Os engenheiros replicaram essa configuração natural, organizando o concreto em fios individuais empilhados em três dimensões e conectados estrategicamente. Esse design inovador melhora a resistência do material à propagação de rachaduras.

A técnica, conhecida como mecanismo de endurecimento, impede que rachaduras se espalhem rapidamente ou de forma previsível, tornando vigas e outros componentes estruturais mais robustos. A utilização de robótica garante precisão geométrica, essencial para a integridade de estruturas complexas.

O estudo, publicado, em 29 de agosto, na Nature Communications, promete transformar o uso do concreto na construção civil, permitindo a criação de formas mais duráveis e complexas. A combinação de design inovador e tecnologia robótica oferece soluções mais seguras e sustentáveis para a indústria.

Solução para especificidades do concreto

Um dos maiores desafios superados pelos pesquisadores foi evitar a deformação do concreto fresco sob o peso das camadas superiores. Para isso, a equipe desenvolveu um sistema de controle no qual o robô mistura o concreto com um acelerador químico no momento da extrusão, aumentando a velocidade de cura e garantindo a precisão geométrica das estruturas.

A inovação abre novas possibilidades para projetos arquitetônicos mais ambiciosos e seguros, combinando design inovador e tecnologia robótica, oferecendo soluções sustentáveis e eficientes para a indústria da construção.

*Com informações do portal CPG.

Saiba mais:

Origem Fortim: Inovação e luxo agregados a natureza do litoral cearense

Vendas de imóveis atingem nível recorde nas vendas no segundo trimestre

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas