Conforme o último levantamento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, 4,5 milhões de brasileiros — de todos os estados — optaram por viver em outro país. Entre as motivações para as correntes migratórias estão a busca por uma melhor qualidade de vida, a garantia de segurança para os familiares e a possibilidade e de oferta de uma educação de alto nível.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com dados da consultoria Henley & Partners (H&P), 20% dos imigrantes milionários do mundo são empreendedores e fundadores de empresas, os quais tendem a iniciar novos negócios no país de destino. A projeção feita pela H&P indica que, ainda em 2024, o interesse de aproximadamente 1.000 pessoas com alto poder aquisitivo em se mudarem com suas famílias fará do Brasil o sexto maior emissor de emigrantes milionários no mundo. Os destinos preferidos continuam sendo os Estados Unidos e Portugal.
Para esclarecer os caminhos que investidores cearenses tendem a seguir ao decidir migrar para outro país, o advogado e professor da PUC-MG George Cunha realizará o XXIII Seminário de Visto de Investidor. O evento, restrito a 60 convidados, acontece no dia 26/09, no BS Design, em Fortaleza.
Além do green card, no caso dos EUA, o advogado comenta algumas vantagens dos investimentos nos Estados Unidos e em Portugal através dos vistos EB-5 e Golden Visa, respectivamente. “A pessoa vai investir um valor determinado e garantir a permanência legalizada para ela, para o/a cônjuge e para os filhos menores de 21 anos de uma vez só. Além disso, o valor investido, após um período de tempo que varia de visto para visto, irá retornar para a sua conta. Os brasileiros que optarem por estas modalidades terão, praticamente, os mesmos direitos de estadunidenses e portugueses natos, só não poderão votar e assumir determinados cargos públicos, mas terão acesso a escolas, universidades, empregos, segurança e melhor qualidade de vida“, finaliza.
Especializado em Direito Internacional Privado, George Cunha atua há mais de 10 anos na obtenção do Visto EB-5 (EUA) e Golden Visa (Portugal), cujos investimentos obrigatórios são de US$ 800.000 e € 500.000, respectivamente. Com escritórios em Fortaleza e São Paulo, Cunha obteve recentemente para um de seus últimos clientes aprovação do primeiro formulário da aplicação do visto EB-5 (form I-526E) no prazo de 29 dias, um feito inédito nos 34 anos de existência do Programa de investimento americano.
“Visando a segurança jurídica, o aporte de investimentos nos processos migratórios requer atenção tanto nos empreendimentos que recebem esses recursos quanto nos trâmites legais. O Seminário, que já realizamos em outras capitais, é uma oportunidade onde apresentaremos o portfólio de projetos autorizados pelos governos desses países, que contemplam a possibilidade de migração familiar”, esclarece o advogado.
Entre os projetos a serem discutidos está o Fundo de Investimento que financia a segunda etapa do Yellowstone Club, o maior clube privado do mundo para prática de golfe/ski no estado de Montana, nos Estados Unidos e será apresentado pelo EB5 United, um dos maiores Centros Regionais atualmente existente no mercado americano. Em Portugal, há a possibilidade de investimentos em projetos de energia sustentável do tipo Parque Eólico Onshore e Parque de Energia Fotovoltaica através do grupo irlandês WElink Energy.
Brasil é quinto país do mundo em vistos EB-5
Vistos: países mudam regras para trabalhadores qualificados