De acordo com estudo da Data-Makers em parceria com a CDN, a transformação digital enfrenta obstáculos no que diz respeito a questões culturais no Brasil. A pesquisa, que entrevistou 104 CEOs e C-Levels de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, destaca que 77% das empresas ainda não possuem uma cultura voltada para a transformação digital. Além disso, 62% dos líderes empresariais admitiram falta de preparo para liderar essa mudança.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A maioria das empresas que avançam no processo de digitalização já possuem um roadmap sistêmico e um modelo de negócios adaptado à transformação digital, segundo a Data-Makers. No entanto, empresas em estágios iniciais de digitalização são menos comuns, com muitas ainda avaliando os primeiros passos.
A inteligência artificial (IA) está no centro da transformação digital, com 69% das empresas utilizando essa tecnologia, um aumento de 28 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Big data e machine learning também são destaque, sendo adotados por 54% e 39% das empresas, respectivamente.
Apesar dos desafios, a transformação digital continua sendo uma prioridade para os líderes de negócios, com 97% reconhecendo sua importância. No entanto, apenas 45% planejam aumentar os investimentos nesse setor nos próximos 12 meses, uma leve queda em comparação ao ano anterior.
A pesquisa ressalta que, embora a IA seja uma ferramenta essencial, seu uso eficaz depende de uma integração cultural que priorize a produtividade e a rentabilidade.
*Com informações do portal Forbes.
Empresas brasileiras querem aumentar financiamento sustentável
Uso da IA generativa cresce e já atinge 72% das empresas no mundo