Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
economia criativa, sesi e minc

A economia criativa, segundo Ricupero, não é apenas uma expressão cultural, mas um fator estratégico de projeção internacional. (Foto:

Economia criativa pode impulsionar projeção internacional do Brasil

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e um dos responsáveis por promover o conceito de economia criativa, afirmou que o país precisa despertar para o setor e enxergá-lo a partir da perspectiva econômica. A declaração foi dada durante o Festival Mundial da Criatividade em São Paulo, evento que homenageou o ex-secretário-geral da Unctad (1995-2004) pelos 20 anos do Consenso de São Paulo, acordo internacional que marcou o início da Economia Criativa na ONU.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em sua gestão na Unctad, Ricupero apoiou projetos como o da Jamaica, que buscou transformar música e dança em ativos econômicos. O país, que sofria com a migração de seus compositores, perdia direitos autorais para grandes grupos internacionais. Ricupero, em entrevista ao IstoÉ Dinheiro, destacou que a economia criativa, como nos exemplos dos Estados Unidos e Reino Unido, mostrou-se um recurso estratégico para a exportação cultural e a geração de empregos.

O ex-ministro destacou que, enquanto países como os Estados Unidos têm a cultura como sua segunda maior indústria de exportação, o Brasil ainda não explora totalmente esse potencial. Para ele, a falta de políticas públicas deliberadas, como uma instituição focada na economia criativa, dificulta o avanço do setor no país.

A economia criativa, segundo Ricupero, não é apenas uma expressão cultural, mas um fator estratégico de projeção internacional e um impulsionador de segmentos como turismo e serviços. A combinação de cultura, criatividade e economia é essencial para o desenvolvimento sustentável do país.

*Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.

Saiba mais:

O futuro é dos criativos

MinC lança diretrizes para Política Nacional de Economia Criativa

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas