Os contratos futuros de ouro superaram US$ 2,6 mil (R$ 14,3 mil) por onça-troy, estabelecendo um novo recorde histórico. A marca é reflexo do aumento da demanda por ativos seguros, impulsionado por tensões geopolíticas e expectativas de corte nas taxas de juros nos Estados Unidos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Investidores aguardam a possível decisão do Federal Reserve (Fed) de reduzir as taxas de juros ainda esta semana, o que tornaria o ouro mais atraente em comparação a ativos que oferecem rendimento, como títulos. Com a queda das taxas, o ouro ganha força como reserva de valor.
A instabilidade geopolítica, especialmente na Europa e no Oriente Médio, também impulsionou a busca por ouro. A preocupação com os impactos desses conflitos sobre a economia global elevou o preço do metal em quase 10% desde o início do ano.
Além disso, no primeiro trimestre de 2024, os bancos centrais adquiriram 300 toneladas de ouro, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro, o que representa um aumento expressivo das reservas globais. A estratégia busca proteger as economias contra as variações do dólar.
Analistas preveem que, enquanto perdurarem as incertezas econômicas e geopolíticas, o ouro continuará em alta. Contudo, uma melhora no cenário global ou uma mudança na política do Fed pode desencadear uma correção nos preços.
*Com informações do portal Forbes.