Três cearenses estão presentes na lista “As 500 pessoas mais influentes da América Latina e do Caribe” publicada pela Bloomberg Línea, nesta semana. Ivens Dias Branco Júnior, presidente e CEO de M. Dias Branco, Deusmar Queirós, fundador do grupo Pague Menos, e Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (CUFA), figuram entre líderes que moldam a economia e a sociedade latino-americana, destacando-se por contribuições aos negócios, à inovação e ao impacto social, segundo o levantamento.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com a Bloomberg, os nomes que compõem exemplificam o potencial da América Latina e do Caribe nos principais mercados. Além disso, a edição deste ano inclui 150 novos nomes e reflete o dinamismo econômico da região, com ênfase em influências nos setores de negócios, cultura e tecnologia.
O Brasil lidera com 178 representantes, seguido por México, com 126 perfis, e Argentina, com 59 nomes. Além dos cearenses, entre os brasileiros estão a medalhista olímpica Rebeca Andrade, a CEO da Microsoft Brasil, Tania Consentino, e o CEO da holding de investimentos Prosus e ex-chefe do iFood, Fabricio Bloisi.
CEO e Vice-Presidente Industrial da M. Dias Branco, assumiu a presidência da companhia em maio de 2014. Também atua como vice-presidente industrial. Fundada por seu pai, a empresa completou 70 anos em 2023 e registrou um lucro 85% maior no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao ano anterior. Segundo a Forbes, Francisco Ivens possui um patrimônio estimado em R$ 1,22 bilhão. É filho de Consuelo Dias Branco, presidente do conselho gestor do grupo e a mulher mais rica do Ceará, com um patrimônio de R$ 6 bilhões.
Fundador da Pague Menos, iniciou a gigante farmacêutica em 1981, em Fortaleza, Ceará, como uma pequena rede de farmácias que também oferecia serviços de pagamento de contas. Esse diferencial ajudou na expansão da rede para além do Nordeste. Em agosto de 2022, a Pague Menos tornou-se a vice-líder do varejo farmacêutico brasileiro após adquirir a Extrafarma. Mário Queirós, seu filho, atualmente ocupa o cargo de CEO.
Líder da CUFA, é reconhecido como uma das maiores lideranças das favelas brasileiras, Preto Zezé presidiu a Central Única das Favelas (CUFA) nacional e globalmente até março de 2023. É conselheiro da CUFA e é conhecido por seu trabalho como empreendedor, produtor artístico e musical, escritor e tivista.
*Com informações do portal Bloomberg Línea.
77% das empresas no Brasil não possuem cultura de transformação digital
Brasileiros afirmam que ausência de estudo de inglês não impacta na carreira