Indústria registra alta na produção e no emprego em agosto

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
projeto de lei para indústria e crescimento industrial do ceará

Médias e grandes empresas lideraram o crescimento, enquanto pequenas indústrias tiveram desempenho negativo. (Foto: Envato Elements)

A produção e o número de empregados na indústria cresceram pelo segundo mês consecutivo em agosto, segundo a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção atingiu 52,2 pontos, e o de evolução do número de empregados alcançou 50,7 pontos, ambos acima da linha dos 50 pontos, indicando aumento da demanda por bens industriais.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Médias e grandes empresas lideraram o crescimento, enquanto pequenas indústrias tiveram desempenho negativo. A produção cresceu em todas as regiões, mas o número de empregados caiu no Norte e Sudeste.

Além disso, o nível de estoques da indústria registrou 49,6 pontos, indicando queda no volume em relação a julho. Essa redução foi menor que nos meses anteriores, o que, segundo o relatório, aponta uma tendência de maior demanda por bens industriais.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu um ponto percentual, chegando a 72%, acima da média histórica para o mês. A UCI avançou no Sudeste, Norte e Nordeste, manteve-se estável no Sul e caiu no Centro-Oeste.

Expectativas empresariais recuam

O índice de expectativa de demanda para setembro caiu 0,6 ponto, para 57,7 pontos, mas ainda reflete otimismo. A expectativa de compra de matérias-primas também recuou 0,5 ponto, ficando em 55,6 pontos.

O índice de expectativa de número de empregados se manteve praticamente estável em 52,7 pontos. Pequenas indústrias tiveram aumento, enquanto grandes registraram queda.

Exportações e investimento seguem em alta

A expectativa de quantidade exportada subiu 0,8 ponto, alcançando 52,6 pontos. A intenção de investimento também cresceu, atingindo 58,1 pontos, acima da média histórica de 52,1 pontos.

*Com informações do portal CNI.

Saiba mais:

BNDES aprova R$ 5,9 bilhões para inovação na indústria em 2024

31º Encontro dos Portos discute Sistema de Desempenho Portuário no Complexo do Pecém

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas