Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem no Brasil ao longo dos próximos três anos. O anúncio ocorreu em um evento no Expo Center Norte, em São Paulo, com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente. O foco será em inteligência artificial (IA) e cloud computing para acelerar o desenvolvimento tecnológico no país.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A Microsoft já opera duas regiões do Azure no Brasil: Brasil South, inaugurada em 2014 em São Paulo, e Brasil Southeast, aberta em 2020 no Rio de Janeiro. A empresa busca ampliar sua presença no país com novas camadas de infraestrutura para oferecer melhor desempenho em IA para empresas e desenvolvedores.
Nadella ressaltou que o Brasil está acompanhando o ritmo global de inovação em IA, com o uso crescente da tecnologia em setores como finanças e educação. Ele destacou o papel da cloud computing e de modelos avançados de IA, como transformers, que vêm dobrando seu desempenho a cada seis meses desde 2019.
A Microsoft também está investindo na criação de agentes de IA, sistemas autônomos que podem realizar tarefas em nome de empresas e usuários, transformando processos operacionais. Além disso, a plataforma Copilot, integrada a ferramentas como Word, Excel e PowerPoint, foi destacada como um avanço na automação de tarefas, especialmente com a inclusão de suporte a Python no Excel.
As inovações já estão sendo aplicadas no Brasil, com resultados positivos em áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente, segundo Nadella. A expectativa é de que essas soluções continuem acelerando a produtividade em diversos setores, promovendo uma transformação no uso de tecnologia no país.
*Com informações do portal exame.
Nvidia atinge receita recorde e aposta em educação e IA no Brasil
77% das empresas no Brasil não possuem cultura de transformação digital