O Porto do Pecém iniciou a semana com um novo recorde ao movimentar 7.391 TEUs (Unidades Equivalentes a 20 Pés) em 49 horas, em um único navio, o MSC Mariagrazia. Com 366 metros de comprimento, a embarcação veio do Porto de Caucedo, na República Dominicana, chegando ao Pecém na última sexta-feira (27) e partiu no domingo (29) com destino ao Porto de Suape (PE).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com Roberto de Castro, diretor de Operações do Complexo do Pecém, a operação reforça a capacidade do Pecém em lidar com grandes volumes em tempo reduzido. Nessa operação, o porto atuou como hub para cargas de transbordo, que aguardam no terminal antes de seguirem para seus destinos finais.
A localização estratégica do Pecém, em uma rota que vem da Ásia e passa pela República Dominicana, tem acelerado o tempo de trânsito para o Nordeste em até 10 dias. A expectativa é receber mais dois navios de grande porte até o fim do ano, destaca André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém.
Além de aumentar a movimentação de cargas, a operação de grandes navios reduz o consumo de combustível, as emissões de CO2 e o congestionamento nos portos, beneficiando a economia local e nacional.
De janeiro a agosto de 2024, o Porto do Pecém movimentou mais de 12 milhões de toneladas, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. O terminal opera com granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas gerais em seus 10 berços, e atualmente é conectado por sete linhas de cabotagem e três de longo curso.
*Com informações do CIPP.
Crescimento nas operações impulsiona Porto do Pecém em 2024
31º Encontro dos Portos discute Sistema de Desempenho Portuário no Complexo do Pecém