Ícone do site TrendsCE

Moody’s eleva nota de crédito soberano do Brasil

moody’s

A Moody’s, agência de classificação de riscos, elevou a nota de crédito soberano do Brasil de Ba2 para Ba1, mantendo a perspectiva positiva. O país agora está próximo de alcançar o grau de investimento pela agência, após a agência ter atribuído uma perspectiva positiva ao rating, em maio de 2024.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em comunicado, a agência destacou o crescimento do PIB e as recentes reformas econômicas e fiscais como principais fatores para a melhora no crédito. O compromisso com as metas fiscais e a estabilização da dívida/PIB também foram apontados como essenciais para sustentar a nova classificação.

A reforma tributária foi mencionada como um impulsionador do ambiente de negócios e do crescimento de longo prazo. Além disso, a agenda de transição energética foi reconhecida por atrair investimentos privados e reduzir a vulnerabilidade a choques climáticos.

No campo fiscal, a expectativa da Moody’s é de melhoria gradual nos resultados primários, com esforços para aumentar receitas e cortar despesas. Embora a dívida e os custos com juros ainda sejam elevados, o Brasil se beneficia de ativos líquidos expressivos e financiamento doméstico em moeda local.

*Com informações do Ministério da Fazenda.

Saiba mais:

Governo anuncia bloqueio de R$ 13 bi de ministérios

Inflação da zona do euro cai para 1,8% em setembro

Sair da versão mobile