Produção industrial avança em agosto com crescimento anual de 2,2%

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
produção industrial

Desde o início de 2024, a produção industrial acumula alta de 3%, mas ainda está 15,4% abaixo do recorde de maio de 2011. (Foto: Freepik)

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Brasil), divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em agosto, após queda de 1,4% em julho. Apesar da recuperação, a variação foi a menor do trimestre móvel encerrado em agosto, influenciada pelo efeito calendário, com um dia útil a menos. No acumulado do ano, a indústria cresceu 3%, com expansão de 2,4% nos últimos 12 meses.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Comparado a agosto de 2023, o setor industrial avançou 2,2%, marcando o terceiro mês consecutivo de crescimento anual. A base de comparação elevada de agosto do ano passado impactou a magnitude do resultado, que foi inferior às altas de 6,1% em julho e 3,2% em junho.

André Macedo, gerente da PIM Brasil, destaca que o patamar de produção do setor industrial apresentado é superior ao verificado no último ano, com “predominância de resultados positivos entre as categorias econômicas e ramos industriais”.

Das 25 atividades industriais pesquisadas, 18 registraram aumento, com destaque para as indústrias extrativas, que subiram 1,1% após queda de 2,2% em julho. Outros setores em destaque incluem produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,6%), equipamentos de informática (4,0%) e produtos químicos (0,7%).

Por outro lado, veículos automotores caíram 4,3%, devolvendo parte dos ganhos acumulados nos meses anteriores. Produtos diversos (-16,7%) e impressão e reprodução de gravações (-25,1%) também impactaram negativamente a média da indústria.

Desde o início de 2024, a produção industrial acumula alta de 3%, mas ainda está 15,4% abaixo do recorde de maio de 2011. O próximo relatório da PIM Brasil será divulgado em 1º de novembro, com dados de setembro.

*Com informações do IBGE.

Saiba mais:

Indústria pode perder R$ 500 bi em investimentos até 2027 por importações chinesas

Indústria registra alta na produção e no emprego em agosto

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas