A Swift, rede global de mensagens bancárias, começará a testar transações reais de ativos tokenizados e moedas digitais no próximo ano. A iniciativa é parte dos esforços para integrar esses ativos ao sistema financeiro global, ainda em ritmo lento.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Bancos e gestores de ativos exploram a tokenização de títulos de dívida e outros ativos há anos, visando negociações mais rápidas e baratas com o uso de tokens digitais baseados em blockchain. Apesar do potencial, a adoção ampla ainda não aconteceu.
Hoje, cerca de 90% dos bancos centrais testam moedas digitais (CBDCs) como forma de facilitar transações com ativos tokenizados. A Swift, que já realiza testes com CBDCs, anunciou em março uma nova plataforma para conectar essas moedas ao sistema financeiro.
No próximo ano, a Swift planeja avançar para transações controladas com ativos digitais e pagamento em moeda real. A fragmentação do mercado, no entanto, ainda é um desafio para a adoção em larga escala.
A nova iniciativa da Swift incluirá ativos digitais em diferentes plataformas. Para liquidar transações tokenizadas, será necessário o uso de depósitos tokenizados ou CBDCs de atacado, integrando a entrega do ativo e o pagamento.
*Com informações do portal Forbes.
Tecnologia e setor automotivo pressionam bolsas europeias
Sustentabilidade: Relatórios financeiros definidos pela CVM vão impactar empresas