O Ceará se consolida como principal destino do Nordeste para turistas internacionais, com destaque para os visitantes europeus. Mais de 70% dos turistas estrangeiros que visitaram o estado entre janeiro e agosto vieram da Europa, conforme dados da Polícia Federal e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Portugal lidera como o principal emissor de turistas para o Ceará, seguido por França, Itália e Espanha. A proximidade geográfica e as rotas aéreas em operação facilitam o fluxo, com o litoral cearense sendo o principal atrativo.
O kitesurfe também impulsiona a vinda de europeus, especialmente no segundo semestre, quando a prática esportiva ganha força no estado. Segundo Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, em algumas praias, o francês se destaca como idioma predominante entre os visitantes.
Além disso, voos diretos entre o Ceará e países europeus são fundamentais para o fluxo turístico. Atualmente, a TAP opera nove frequências semanais entre Portugal e Fortaleza, movimentando grande parte dos turistas estrangeiros, incluindo espanhóis e italianos.
A Air France, que realiza três voos semanais entre Paris e Fortaleza, aumentará a frequência para cinco voos a partir de outubro, representando um crescimento de 69% na oferta de assentos.
*Com informações da Setur.
Turismo fatura R$ 17,5 bi e alcança melhor marca desde 2019
Ceará lidera turismo internacional no Norte e Nordeste pelo 5º mês