Ícone do site TrendsCE

Bitcoin lidera valorização em 2024 e supera principais investimentos

bitcoin

De acordo com levantamento divulgado pela Elos Ayta Consultoria, o bitcoin acumulou valorização de 68,44% em 2024, apesar de um desempenho mais fraco no terceiro trimestre. A criptomoeda superou opções tradicionais de investimento, como ouro e índices da bolsa brasileira.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


No terceiro trimestre, o melhor desempenho foi do ouro, com alta de 13,22%. O Índice de Dividendos (IDIV) subiu 7,93%, e o Ibovespa teve alta de 6,38%. Na contramão, o dólar recuou 1,99% e o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) caiu 1,24%.

Em setembro, o ouro liderou com alta de 4,8%, seguido pelo bitcoin, que subiu 3,69%. Já o Índice de Fundos Multimercados (IHFA) avançou 0,97%. As maiores quedas foram do índice de Small Caps (-4,41%), dólar (-3,68%) e Ibovespa (-3,08%).

No acumulado do ano, o bitcoin se destaca com uma valorização à frente do Índice de BDRs, que teve alta de 41,96%, e do ouro, que subiu 27,85%. No mesmo período, o índice de Small Caps recuou 13,67%, o Ibovespa caiu 1,77% e o IFIX, praticamente estável, teve leve baixa de 0,16%.

Além disso, o relatório aponta que nos últimos 12 meses até setembro, o bitcoin foi o ativo com melhor desempenho, com ganhos de 156,59%, seguido pelo Índice de BDRs, que subiu 52,98%.

Einar Rivero, CEO da Elos Ayta Consultoria, destaca desempenho positivo do bitcoin no ano, com “retornos excepcionais”, enquanto outros ativos de renda variável enfrenteram maiores dificuldades.

Apesar dos altos retornos, a criptomoeda continua sendo um ativo de maior risco em comparação a opções tradicionais. Diversificação e estratégia de alocação são recomendadas para investidores que consideram o ativo em suas carteiras.

*Com informações do portal exame.

Saiba mais:

Payroll acima do esperado eleva expectativas para corte de juros pelo Fed

Swift vai testar transações com moedas digitais em 2025

Sair da versão mobile