A relação entre Brasil e Itália, que completa 150 anos, tem se fortalecido por meio de esforços diplomáticos. Atualmente, mais de 100 mil brasileiros residem na Itália, enquanto cerca de 800 mil cidadãos italianos vivem no Brasil. A proximidade é refletida em acordos bilaterais que visam estimular novos negócios e melhorar o cotidiano de quem habita os dois países.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Em setembro, os bancos centrais brasileiro e italiano firmaram um memorando de entendimento, que visa aprimorar a cooperação e a troca de informações. O acordo prevê ainda a possibilidade de inspeções em diferentes áreas jurisdicionais.
Além disso, durante a visita do presidente italiano Sergio Mattarella ao Brasil em julho, os dois países renovaram o acordo que facilita a conversão da carteira de habilitação brasileira para o documento italiano. A nova regra beneficia brasileiros residentes na Itália há menos de seis anos, permitindo que solicitem a habilitação italiana sem a necessidade de aulas ou exames.
Em colaboração com o Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano, o Comitê de Cooperação Italiana para o Desenvolvimento aprovou dois projetos voltados para a formação de policiais no Brasil, Argentina, Chile e México. Essas iniciativas visam a troca de informações e a análise de fluxos financeiros ilícitos, contribuindo para o combate ao crime organizado na região.
Essa tradicional cooperação internacional e a segurança pública serão temas centrais no II Fórum Internacional Esfera, agendado para os dias 11 e 12 de outubro em Roma. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Esfera Brasil no YouTube.
*Com informações do portal exame.
Brasil e Itália defendem conclusão ágil para acordo entre Mercosul e União Europeia
Brasil e China assinam acordo para integração de sistemas de comércio exterior