De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucec), o Ceará registrou 86.129 novas empresas de janeiro a setembro de 2024. Desse total, 85.096 (98,8%) são micro e pequenas empresas (MPEs), representando um crescimento de 4,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 81.428 MPEs.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O setor de serviços lidera as novas aberturas, com 54.577 registros, seguido pelo comércio , com 23.484, e pela indústria, que contabilizou 7.035 novos negócios. Segundo Eduardo Jereissati, presidente da Jucec, esse cenário reflete o dinamismo do empreendedorismo no estado, com destaque para a resiliência dos empresários locais.
A tendência de expansão das MPEs no Ceará segue positiva com o alinhamento em relação às iniciativas que buscam fortalecer o ambiente de negócios e estimular a criação de empresas. As MPEs têm papel estratégico na economia, contribuindo para a diversificação do mercado e a inclusão social, além de gerar empregos e movimentar a economia local, conforme o presidente da Jucec.
*Com informações da Jucec.
Governo sanciona lei que cria programas de crédito e incentivo para microempresas
PMEs digitais do Ceará registram R$ 64 mi em faturamento no 3º trimestre