O Brasil atraiu 4,89 milhões de turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2024, alta de 12% em comparação ao mesmo período de 2023. Em setembro, o país registrou o maior número de visitantes para o mês desde o início da série histórica, em 1989, com 445.389 desembarques, um avanço de 26,4% sobre setembro do ano anterior.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e Polícia Federal. Entre os principais emissores, a Argentina lidera com 1,4 milhão de turistas. Os Estados Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, enquanto o Chile registrou 454.225. A Europa também teve participação relevante, com 741.614 turistas provenientes de países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.
Setembro foi o quarto melhor mês do ano para o turismo internacional, atrás de janeiro, fevereiro e março, meses de alta temporada. A estratégia brasileira tem buscado diversificar as experiências oferecidas, reduzindo a sazonalidade e ampliando a movimentação turística fora da alta temporada.
A meta do governo é elevar o fluxo de visitantes internacionais a níveis de dois dígitos anuais até 2027, fortalecendo a presença do Brasil no cenário global e ampliando negócios no setor.
O Plano Nacional de Turismo 2024-2027, lançado pelo Ministério do Turismo, busca posicionar o Brasil como o principal destino turístico da região. A meta é atrair 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano e gerar US$ 8,1 bilhões em receitas com os gastos desses visitantes. Com o plano, o governo espera ultrapassar a marca de 10 milhões de turistas internacionais no período, alavancando a economia e aumentando a competitividade do setor.
*Com informações da Embratur.
Turismo internacional no Ceará atinge 75% do volume total de 2023
Turismo fatura R$ 17,5 bi e alcança melhor marca desde 2019