O Ceará registrou um aumento no turismo internacional em 2024. De janeiro a agosto, o número de turistas estrangeiros alcançou 75% do total registrado em 2023, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O estado lidera na atração de visitantes internacionais nas regiões Norte e Nordeste.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A diversificação das origens dos turistas marca o período. Em 2023, os europeus representavam 82,82% do total. Em 2024, a Europa continua predominante, com 73%, mas cresceu a participação da América do Norte (15,49%), América do Sul (10,27%) e outros mercados (1,25%).
O crescimento do turismo internacional na região está associado à ampliação da malha aérea, que inclui novas rotas para Miami, Orlando e Buenos Aires, além de frequências diárias entre Lisboa e Fortaleza e voos sazonais da França. A TAP mantém nove frequências semanais, consolidando o estado como destino relevante para turistas europeus.
A presença do Ceará em feiras internacionais e ações promocionais também impulsionou a atração de visitantes. A chegada de turistas da América do Sul cresceu 89,97%, e o fluxo da América Central teve alta de 2,65%.
De agosto a dezembro, o turismo de negócios no Ceará também se intensificou, com uma série de feiras e congressos no estado. O Centro de Eventos do Ceará (CEC), administrado pela Secretaria de Turismo, é um dos principais impulsionadores desse segmento.
Entre agosto e setembro, o CEC sediou quatro eventos de grande porte, incluindo o Congresso do Algodão, que reuniu cinco mil participantes de 19 países e 25 estados. No mesmo período, a feira automotiva Autop 2024 movimentou R$ 200 milhões e atraiu 40 mil visitantes especializados.
Para outubro, estão previstos nove eventos, dos quais quatro são feiras e dois são congressos, com expectativa de atrair público de outros estados. Entre eles, a Mara Cakes Fair consolidou-se como a maior do setor nas Américas.
Em novembro, o estado espera um movimento ainda maior com 21 eventos programados, incluindo seis congressos sobre saúde, previdência e educação. O encontro dos ministros do G20 e a Global Education Meeting (GEM), organizada com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), destacam-se na programação internacional, reunindo 600 participantes.
Após edições realizadas em Paris e Bruxelas, a Reunião Global de Educação deixa o Hemisfério Norte e acontece, pela primeira vez, no Sul Global. O estado do Ceará foi escolhido para sediar o evento por ser referência em política educacional de qualidade.
*Com informações da Setur.
Ceará lidera turismo europeu no Nordeste
Turismo fatura R$ 17,5 bi e alcança melhor marca desde 2019